segunda-feira, 13 de junho de 2011

Projeto jogos e brincadeiras


Tema: Jogos e Brincadeiras.

Alunos atendidos: Maternal a Jardim III

Duração:Um Bimestre


Objetivos do Projeto:

- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão.

- Reconhecer o próprio corpo, explorando os movimentos e suas diversas possibilidades de exploração (correr, saltar, rolar, etc.).

- Utilizar, em jogos e brincadeiras, movimentos ricos e diversificados, procurando 
ampliar seu repertório, desafiando suas potencialidades.

- Aperfeiçoar suas habilidades manuais, através da manipulação de materiais, objetos 
e brinquedos diversos.

Conteúdos Conceituais

- Coordenação motora.

- Lateralidade.

- jogos com regras.

- Brincadeiras de roda.


Conteúdos Procedimentais


1- Propor uma roda de conversa e informalmente a professora irá contar para as crianças sobre o projeto de jogos e brincadeiras. Pedir para as crianças que digam (se lembrarem) o nome de jogos e brincadeiras que já conhecem. Fazer um cartaz com os jogos e brincadeiras que o grupo conhece. 


2- Escolher um dia da semana para realizar essas atividades e a princípio, realizaremos as brincadeiras e jogos que as crianças já conhecem. Em roda a professora irá explicar as regras da brincadeira ou do jogo e no pátio ou quadra, realizarão o desenvolvimento da mesma. Em sala, as crianças irão recordar as regras e a professora será a escriba. Em seguida, farão um desenho livre sobre a atividade realizada.


3- Após realizar as brincadeiras já conhecidas pelas crianças do grupo, a professora irá apresentar um jogo ou brincadeira nova. Ainda na mesma semana as crianças poderão realizar mais de uma vez a atividade proposta para que depois façam por escrito as regras e o desenho livre.

4- Organizar as regras e os desenhos livres para confecção de um livro individual para as crianças.

5- Confeccionar uma capa e encadernar o livro.

6- Os jogos e brincadeiras propostas pela professora poderão se repetir de acordo com a vontade do grupo, porém, o registro para o livro será realizado apenas uma vez.


Conteúdos Atitudinais:

- compartilhar descobertas.

- desenvolver atitude de respeito em relação as professoras e colegas.

- respeitar as regras e combinados.

                                           - cooperar com o grupo. 

Culminância: 

- coletânea de jogos e brincadeiras com as regras (proposta coletiva) e ilustrações realizadas individualmente.

-exposição do livro das crianças na reunião de pais;

Um comentário: